A maioria das pessoas relaciona o urologista ao tratamento de cálculos ou ao cuidado com a próstata. É inevitável, quando as pessoas descobrem que sou urologista, o comentário sobre o exame de toque retal. Somos também lembrados por cuidar do pênis e das doenças sexualmente transmissíveis. Mas os urologistas são mais que isso.

       Urologistas são médicos. No IUP queremos que os pacientes tenham suas queixas ouvidas e valorizadas. Queremos que nossos pacientes sempre estejam amparados e por isso temos um plantão de urologia, inclusive nos finais de semana e nos feriados.

       O que mais o urologista faz? Nos rins, tratamos também os tumores, cistos e problemas que podemos apresentar ao nascimento. A bexiga pode apresentar tumores e alguns problemas de mal funcionamento. Esses últimos podem levar ao represamento da urina e também à incapacidade de armazená-la, o que leva incontinência. As mulheres, inclusive ,devem procurar o urologista caso não consigam segurar a urina. Lembro também as infecções urinárias, tão comuns  no sexo feminino. Na próstata há o temido câncer, mas há também o aumento benigno. No testículo, podemos ajudar os casais a terem filhos no caso de infertilidade e a planejar suas famílias com a vasectomia. Câncer pode acometer testículos de pacientes jovens, assim como infecções e torções. No pênis, além das DSTs, existe câncer e a tão famosa fimose. Não vamos nos esquecer da ejaculação rápida e da disfunção erétil, mais conhecida como impotência sexual.

     Quantas doenças são da área de atuação do urologista, não? Existem outras, mas não enumerarei todas aqui. Lembre-se que caso precise de ajuda, o IUP está a postos para ajudar.