O Novembro Azul é o mês da prevenção do Câncer de Próstata. Antes de mais nada, gostaria de fazer uma ressalva. Conforme escrevi em um post no Blog de Urologia, o termo “prevenção do câncer de próstata” pode ser interpretado de forma equivocada. Essa prevenção na verdade é o que chamamos de secundária. Ela não visa evitar o aparecimento da doença, mas sim detectá-la em estágios iniciais, quando o tratamento é mais eficaz e a prevenção de desfechos piores podem ser evitados. O melhor termo seria detecção precoce do câncer de próstata.

Estatísticas do Câncer de Próstata

Por que um mês inteiro falando sobre Câncer de Próstata? Afinal o Novembro Azul tem essa importância toda? Com o propósito de responder essas questões, vamos às estatísticas:

  • No Brasil, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.
  • Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata ocupa a primeira posição no país em todas as Regiões brasileiras, com um risco estimado de 72,35/100 mil homens na Região Nordeste; de 65,29/100 mil na Região Centro-Oeste; de 63,94/100 mil na Região Sudeste; de 62,00/100 mil na Região Sul; e de 29,39/100 mil na Região Norte.

Estado de São Paulo

Decerto esse números mostram o quanto é relevante as pessoas terem consciência e fazerem a detecção precoce do Câncer de Próstata. Mais alguns dados, com efeito, consolidarão a importância do Novembro Azul.

Fatores de Risco

O principal fator de risco é a idade e sua incidência aumenta significativamente a partir dos 50 anos. Outros fatores de riscos conhecidos são: história familiar, fatores genéticos hereditários (por exemplo a síndrome de Lynch e mutações no BRCA1 e BRCA2), tabagismo e excesso de gordura corporal (MAULE; MERLETTI, 2012).

É recomendada a detecção precoce de câncer de próstata aos seguintes pacientes:

►Todos os homens a partir dor 50 anos;
►Homens com histórico familiar de câncer de próstata a partir dos 45 anos;
►Homens afro-descendentes a partir dos 45 anos.

Novembro Azul no IUP

Visto que o IUP está comprometido com a detecção e tratamento precoce do câncer de Próstata, faremos algumas ações ao longo do Novembro Azul com o intuito de levar informações e prestar serviços relacionados ao Câncer de Próstata.

Novembro Azul
Clique aqui para agendar sua consulta no Novembro Azul

Informações Novembro Azul

Aqui deixaremos links de posts do Blog de Urologia com temas relacionados ao câncer de próstata.

Radioterapia e Câncer de Próstata
Radioterapia e Câncer de Próstata

Decerto, a maioria das pessoas quando pensa em tratamento do câncer de próstata, a cirurgia vem à cabeça. Não podemos esquecer, porém, que radioterapia e câncer de próstata têm uma longa e vi…

Câncer de Próstata em estágios avançados
Câncer de Próstata em estágios avançados

Embora nos esforcemos para detectar precocemente o câncer de próstata, nem sempre conseguimos. Assim, em até 20 % dos casos, o diagnóstico é feito com o câncer de próstata em estágios avançad…

Cirurgia Robótica – Uma Realidade no IUP
Cirurgia Robótica – Uma Realidade no IUP

A Cirurgia Robótica é uma realidade no Brasil e, cada vez mais, está disponível no interior de São Paulo. Com o intuito de trazer um pouco de sua experiência, o Dr. Gustavo Dias Silva, especiali…

Ressonância Magnética para a Próstata
Ressonância Magnética para a Próstata

O uso da Ressonância Magnética para avaliação da próstata já vem desde a década de 1980. Contudo, como qualquer nova ferramenta na medicina, a relevância cresce progressivamente. Conforme os e…

Meu PSA está alto, tenho Ca de Próstata?
Meu PSA está alto, tenho Ca de Próstata?

O PSA e o exame de toque retal, como mencionei no último texto, são exames de triagem. Portanto eles indicarão uma probabilidade e não uma certeza. Assim sendo, esses testes normalmente possuem al…

Câncer de Próstata- O que tem mudado?
Câncer de Próstata- O que tem mudado?

Sempre ouvi falar que após os 40 anos, tenho que fazer aquele exame chato com o urologista. Tenho alguns amigos que fazem somente o exame de sangue. O que devo fazer? Nada mudou na prevenção do câ…

Por fim, se você se preocupa com a saúde de seus amigos e familiares, ajude a divulgar nossa campanha. O IUP ano após ano luta para mitigar a dor e sofrimento causado pelo Câncer e Próstata . A esse propósito, o Novembro Azul é uma grande ferramenta de consientização e prevenção. Participe também dessa causa.

consulta