O Novembro Azul é o mês da prevenção do Câncer de Próstata. Antes de mais nada, gostaria de fazer uma ressalva. Conforme escrevi em um post no Blog de Urologia, o termo “prevenção do câncer de próstata” pode ser interpretado de forma equivocada. Essa prevenção na verdade é o que chamamos de secundária. Ela não visa evitar o aparecimento da doença, mas sim detectá-la em estágios iniciais, quando o tratamento é mais eficaz e a prevenção de desfechos piores podem ser evitados. O melhor termo seria detecção precoce do câncer de próstata.
Estatísticas do Câncer de Próstata
Por que um mês inteiro falando sobre Câncer de Próstata? Afinal o Novembro Azul tem essa importância toda? Com o propósito de responder essas questões, vamos às estatísticas:
- No Brasil, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.
- Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata ocupa a primeira posição no país em todas as Regiões brasileiras, com um risco estimado de 72,35/100 mil homens na Região Nordeste; de 65,29/100 mil na Região Centro-Oeste; de 63,94/100 mil na Região Sudeste; de 62,00/100 mil na Região Sul; e de 29,39/100 mil na Região Norte.

Estado de São Paulo

Decerto esse números mostram o quanto é relevante as pessoas terem consciência e fazerem a detecção precoce do Câncer de Próstata. Mais alguns dados, com efeito, consolidarão a importância do Novembro Azul.


Fatores de Risco
O principal fator de risco é a idade e sua incidência aumenta significativamente a partir dos 50 anos. Outros fatores de riscos conhecidos são: história familiar, fatores genéticos hereditários (por exemplo a síndrome de Lynch e mutações no BRCA1 e BRCA2), tabagismo e excesso de gordura corporal (MAULE; MERLETTI, 2012).
É recomendada a detecção precoce de câncer de próstata aos seguintes pacientes:
►Todos os homens a partir dor 50 anos;
►Homens com histórico familiar de câncer de próstata a partir dos 45 anos;
►Homens afro-descendentes a partir dos 45 anos.
Novembro Azul no IUP
Visto que o IUP está comprometido com a detecção e tratamento precoce do câncer de Próstata, faremos algumas ações ao longo do Novembro Azul com o intuito de levar informações e prestar serviços relacionados ao Câncer de Próstata.
Informações Novembro Azul
Aqui deixaremos links de posts do Blog de Urologia com temas relacionados ao câncer de próstata.
Radioterapia e Câncer de Próstata
Decerto, a maioria das pessoas quando pensa em tratamento do câncer de próstata, a cirurgia vem à ca…
Câncer de Próstata em estágios avançados
Embora nos esforcemos para detectar precocemente o câncer de próstata, nem sempre conseguimos. Assim…
Cirurgia Robótica – Uma Realidade no IUP
A Cirurgia Robótica é uma realidade no Brasil e, cada vez mais, está disponível no interior de São P…
Ressonância Magnética para a Próstata
O uso da Ressonância Magnética para avaliação da próstata já vem desde a década de 1980. Contudo, co…
Meu PSA está alto, tenho Ca de Próstata?
O PSA e o exame de toque retal, como mencionei no último texto, são exames de triagem. Portanto eles…
Câncer de Próstata- O que tem mudado?
Sempre ouvi falar que após os 40 anos, tenho que fazer aquele exame chato com o urologista. Tenho al…
Por fim, se você se preocupa com a saúde de seus amigos e familiares, ajude a divulgar nossa campanha. O IUP ano após ano luta para mitigar a dor e sofrimento causado pelo Câncer e Próstata . A esse propósito, o Novembro Azul é uma grande ferramenta de consientização e prevenção. Participe também dessa causa.