Varicocele é uma dilatação das veias que drenam o sangue do testículo, também conhecido como plexo pampiliforme. Ela é a causa tratável mais comum da infertilidade masculina. Entretanto, o adolescente do sexo masculino, via de regra, não costuma procurar atendimento médico para consultas de rotina. Portanto, muitas vezes esse problema passa despercebido.

consulta

Contudo ter varicocele não quer dizer que o garoto ou homem seja infértil. A varicocele está presente em 15% da população masculina e em aproximadamente 40% dos homens com infertilidade primária (nunca tiveram filhos).

Por que a varicocele causa infertilidade?

O testículo fica em uma bolsa, fora do nosso abdome, para estar sempre entre 2 e 3 graus Célsius abaixo da temperatura corpórea. Isso é o ideal para a produção de espermatozóides. Apesar da localização no escroto ser fundamental, outros fatores também contribuem:

  • Primeiramente, veias saudáveis para resfriar a temperatura do sangue quente que chega pela artéria testicular. Quando essas veias estão dilatadas e varicosas, elas perdem a função de resfriamento. Dessa maneira, ocorre um aumento crônico da temperatura testicular. Além disso, essa drenagem insuficiente pode permitir o acúmulo de substâncias que provocam estresse oxidativo e prejudicam a qualidade dos espermatozoides.
  • O segundo lugar, há a musculatura no escroto e no cordão espermático. Os músculos contraem e trazem os testículos mais próximos ao abdome em temperaturas mais baixas. Por outro lado, em temperaturas mais elevadas, eles relaxam e afastam os testículos da área abdominal.  
  • Finalmente, as glândulas de suor, presentes na bolsa testicular, também eliminam o calor excessivo.
varicocele

Qual a causa da varicocele?


A incompetência ou até mesmo ausência das válvulas nas veias espermáticas ocasionam a varicocele. Desse modo, ocorre um refluxo do sangue venoso e a dilatação dessas veias, além do espessamento de sua parede muscular.

Existe um fator hereditário, pois é muito comum os pais terem apresentado varicocele no passado. Ela á mais comum também do lado esquerdo, devido ao ângulo que essa veia se insere na veia renal.

Geralmente, a varicocele surge na puberdade, porque nesta fase, os testículos aumentam rapidamente de volume pela ação hormonal. Dessa forma, há um maior fluxo de sangue nos testículos

varicocele

Como se faz o diagnóstico de varicocele?

O diagnóstico é feito através do exame físico, e, quando houver dúvida, o ultrassom de testículos com doppler pode ajudar. Existem graus diferentes de varicocele:

  • Palpável com ajuda – Grau I: a varicocele somente pode ser palpada pelo urologista quando o paciente aumenta a pressão abdominal. 
  • Palpável – Grau II: a varicocele pode ser palpada sem qualquer manobra. 
  • Visível – Grau III: varicocele que é visível aos olhos do examinador. 
varicocele

Ademais, o testículo em que incide a varicocele pode ter seu volume diminuído. Isso mostra claramente que há perda de células produtoras de espermatozoides.

É possível prevenir a doença?


Não é possível prevenir o aparecimento da varicocele, pois é uma questão hereditária associada à predisposição pessoal para o aparecimento das varizes. Entretanto, pode-se e deve-se prevenir os efeitos negativos que ela pode trazer para a produção de espermatozoides e, por consequência, para o potencial de fertilidade futuro.

A varicocele é uma doença tempo-dependente, ou seja, quanto mais tempo a varicocele agir, pior será para a função do testicular.  Outra característica importante é que o aparecimento da varicocele ocorre junto com a puberdade, ao redor dos 12-13 anos. Desta forma, o acompanhamento do adolescente pelo urologista desde o início da puberdade pode levar a uma detecção precoce do problema.  

 A varicocele tem tratamento?


Sim, porém nem todo homem com varicocele precisa de tratamento. O principal parâmetro para indicar o tratamento da varicocele no adolescente é a presença de assimetria no tamanho do testículo (uma diferença maior que 20% no volume). Como muitas vezes o desenvolvimento testicular ainda está em curso no adolescente, o espermograma nem sempre é uma ferramenta precisa para avaliar a fertilidade nessa faixa etária. Contudo, ele pode ajudar, sobretudo quando o desenvolvimento puberal, ou seja, dos órgãos genitais, estiver completo.

A técnica preconizada é a microcirurgia subinguinal. Nessa cirurgia, realiza-se uma pequena incisão na região inferior do abdome. Com auxílio de um microscópio, o urologista identifica, amarra e corta as veias dilatadas do plexo pampiliforme. O espermograma costuma melhorar em mais de 60% das vezes, e assim, devolve ao garoto um bom potencial de gravidez natural. Ademais, caso não seja possível alcançá-la, melhora a qualidade seminal para tratamentos com técnicas de reprodução assistida.

varicocelectomia

O urologista é o médico do homem

A varicocele é um dos motivos para o adolescente do sexo masculino procurar o urologista. Em uma consulta de rotina ele pode detectar esse problema. Desse modo, se ela for tratada de maneira precoce, há mais chances de não comprometer a fertilidade futuramente. Não espere o tempo passar, procure um urologista no IUP para verificar se está tudo bem com sua saúde.

jovens
consulta

11 comentários

sikis izle · 13 de novembro de 2020 às 22:39

Its not my first time to pay a visit this website, i am browsing this web page dailly and get fastidious data from here daily. Georgina Donall Hapte

sikis izle · 14 de novembro de 2020 às 10:16

I blog quite often and I really appreciate your content. Velvet Cliff Baxter

erotik film izle · 9 de dezembro de 2020 às 00:31

Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you penning this post and also the rest of the website is also very good. Tori Allistir Kenta

erotik film izle · 9 de dezembro de 2020 às 08:48

Really informative article post. Thanks Again. Fantastic. Virgie Jozef Barram

yabanci · 18 de dezembro de 2020 às 15:35

Major thankies for the article. Awesome. Jazmin Feggins

full hd izle · 21 de dezembro de 2020 às 05:25

Appreciate you sharing, great blog.Thanks Again. Great. Bart Bockskopf

film · 22 de dezembro de 2020 às 18:57

fantastic points altogether, you simply received emblem reader. What would you recommend about your submit that you simply made a few days in the past? Any positive? Samella Bevilaqua

kristel haake · 2 de janeiro de 2021 às 21:21

Awesome article post.Much thanks again.

car key reprogramming near me · 2 de janeiro de 2021 às 22:33

I am incessantly thought about this, thanks for posting.

chwilówka przez internet · 3 de janeiro de 2021 às 06:00

I reckon something truly special in this website.

eddie posthuma · 4 de janeiro de 2021 às 06:32

I will recommend your beautiful post site to my friends

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *