Se o ginecologista é a referência para a adolescente do sexo feminino, porque o adolescente do sexo masculino não possui um equivalente? Quem ele procura para tirar suas dúvidas em uma fase de tantas mudanças? Quem faz o diagnóstico de doenças do sistema reprodutor masculino? O Urologista certamente se encaixa nesse papel.

Contudo, pesquisa divulgada em 2015, mostrou que mais da metade dos homens do Brasil com mais de 35 anos nunca foi a um urologista. Decerto grande parte dos homens não tem o hábito de se consultar com o especialista ou procura o urologista somente quando tem que fazer os exames da próstata.
A própria Sociedade de Urologia preocupa-se. Assim, ela também tem em curso a campanha #VemProUro. “Uma campanha de prevenção e promoção de saúde para adolescentes é boa para todo mundo” – diz o médico urologista Daniel Zylbersztejn, coordenador da campanha na SBU.
Como o urologista pode ajudar o adolescente?
Primeiramente, existem algumas doenças que acometem garotos e são, via de regra, diagnosticadas e tratadas pelo urologista. Entre elas:
- Fimose e Balanopostites
- Criptorquidia
- Varicocele
- Hidrocele
- Disfunções sexuais como ejaculação rápida e disfunção erétil.
- Doenças Sexualmente transmissíveis, entre outras

Além do benefício do tratamento de doenças, há outra questão importante na adolescência. Essa fase é composta de muitas mudanças que preparam o jovem para a vida adulta. Assim, ocorrem muitas transformações e descobertas. Portanto incertezas e dúvidas circulam a mente desses adolescentes. Nesse contexto, muitos jovens aprendem e tiram dúvidas com amigos ou pessoas ainda mais inexperientes. Além disso, a internet está presente de forma marcante na vida dos jovens. Sabemos, contudo, que nem sempre ela é a melhor fonte de informação. Querem saber algumas dessas dúvidas?
- Tamanho do pênis
- Masturbação
- Bolinhas na cabeça do pênis, chamadas de glândulas de Tyson
- Como prevenir gestações indesejadas e DSTs
- As disfunções sexuais acima citadas

Existem ainda algumas outras questões que não competem diretamente ao urologista. Porém ele pode endereçá-las a outros profissionais, como:
- Álcool e drogas
- Mudanças de Emocionais e Comportamentais
- Hábitos Alimentares
- Prática de atividades físicas.
- Crescimento e desenvolvimento
Enfim, o Urologista é o médico mais preparado para amparar e cuidar dos adolescentes do sexo masculino. Uma equipe multidisciplinar com psicólogo, educador físico, nutricionista, endocrinologista e infectologista decerto ajuda. Porém o Urologista pode ser a porta de entrada para uma juventude e, porque não, uma vida inteira, mais saudável. Não espere o tempo passar. Procure um urologista enquanto é jovem.


1 comentário
recep ivedik 6 izle · 19 de janeiro de 2021 às 08:19
You made some decent factors there. I searched the net for the issue and found most individuals will accompany with your web site. Cleopatra Adolf Jefferey