O tratamento da incontinência urinária de esforço é o assunto agora. Depois de discorrer sobre o que é a incontinência de esforço e como é feito o diagnóstico, vamos entender então o tratamento.
Primeiramente relembro que a ocorrência da incontinência urinária de esforço é multifatorial: afilamento da mucosa uretral, enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico e frouxidão de ligamentos estão implicados. Aliás, a Teoria Integral nos diz que tudo deve estar funcionando em harmonia para que contenhamos a urina. Como então vamos restaurar esse equilíbrio?

Tratamento da Incontinência Urinária de Esforço: Perda de Peso
Como comentamos no primeiro post, a obesidade é um fator de risco para Incontinência Urinária de Esforço. A perda de peso, portanto, é um dos tratamentos que traz resultados na melhora da perda de urina em pacientes obesas.

Tratamento da Incontinência Urinária de Esforço: Uso de Local de Estrógenos
Um dos fatores para incontinência urinária é o afilamento da mucosa da região genital: uretra e vagina. Desta maneira, a reposição tópica de estrógeno pode restaurar a espessura da mucosa uretral e melhorar a continência, certo? Não é tão cartesiano assim. Existem estudos controversos e a posição atual da Associação Européia de Urologia é que a melhora ocorre apenas no curto prazo.

Tratamento da Incontinência Urinária de Esforço: Treinamento da Musculatura do Assoalho Pélvico
Treinamentos da musculatura do assoalho pélvico são ferramentas que podem ajudar a fortalecer a musculatura na região e dessa maneira melhorar o controle da urina. Assim, os recursos mais utilizados são exercícios do assoalho pélvico, biofeedback, cones vaginais, estimulação elétrica e estimulação magnética. O profissional implicado nesse treinamento é o fisioterapeuta.
Os músculos do assoalho pélvico, portanto, podem ser treinados através de exercícios para melhora da suas funções:
- Força
- Resistência
- Mobilidade
- Flexibilidade
- Relaxamento
- Coordenação

Decerto outro aspecto relevante é incentivar o paciente a realizar o treinamento durante as atividades diárias. Isso pode ser realizado através dos exercícios funcionais: contração e relaxamento do assoalho pélvico durante uma determinada atividade cotidiana, como subir e descer escadas. Também durante atividades de esforço e até mesmo durante a relação sexual.
Biofeedback
No Biofeedback, informações sobre atividades neuromusculares do assoalho pélvico são medidas e mostradas à paciente na forma de sinais auditivos ou visuais. Deste modo, esses sinais são utilizados para reforçar positivamente ou negativamente a paciente. Assim permite-se a maximização da contração do assoalho pélvico, além de sua ativação voluntária e eficiente durante condições de aumento súbito da pressão abdominal – quando ocorre perda de urina.

Emsella: Estimulação Eletromagnética
Por último destaco a estimulação eletromagnética da musculatura do assoalho pélvico. No IUP contamos com a cadeira Emsella. Ela um equipamento que cria um forte campo magnético e assim estimula contração da musculatura e restauração neuromuscular do assoalho pélvico. Existe uma programação de exercícios adequados à estimulação da musculatura para incontinência de esforço. Ao se comparar a Emsella com a fisioterapia, o grande diferencial é: enquanto na última é possível trabalhar 100 exercícios, a Emsella trabalha onze mil. Ademais mitigamos o impacto do empenho da equipe e da paciente nos resultados. Por último, lembro que no tratamento com Emsella não é necessário despir-se.


O tratamento da Incontinência Urinária de Esforço: Cirurgia.
Enfim, as cirurgias para tratar incontinência de esforço visam restaurar as estruturas que foram danificadas e, que desta maneira, não contribuem mais para a continência. A cirurgia mais utilizada atualmente é a colocação do Sling de uretra média, sobretudo por sua eficácia, simplicidade e baixo índice de complicações.
O Sling de Uretra Média
A colocação de uma fita ou sling, no espaço abaixo da uretra (suburetral) é o tratamento cirúrgico padrão para incontinência urinária de esforço na mulher. Conforme vimos no texto: Incontinência Urinária de Esforço, a perda da sustentação da uretra por frouxidão ou ruptura do ligamento pubouretral e/ou do tecido uretropélvico é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da incontinência de esforço. A idéia do Sling é justamente reforçar a região desses ligamentos com materiais que podem ser sintéticos ou de tecido humano.

Durante a cirurgia o urologista faz uma incisão na parede anterior da vagina para a colocação da fita. Essa fita é posicionada abaixo da porção média da uretra e a envolve lateralmente sem tensão. As pontas das fitas podem ser ancoradas acima do osso púbico no caso do Sling Retropúbico ou na virilha no caso do Sling Transobturatório. Uma sonda vesical é introduzida na bexiga antes do procedimento e normalmente é retirada no dia seguinte.

A melhora da incontinência urinária de esforço ocorre em 85-90% dos casos. É importante lembrar que cirurgias vaginais podem ter impacto na função sexual – normalmente é positivo. Outro risco associado aos Slings sintéticos é a extrusão da fita, que pode ocorrer de 2,1 a 2,4% dos casos. Por último, pode ocorrer retenção urinária, ou seja, impossibilidade de urinar. Algumas vezes ocorre devido ao inchaço local e se resolve espontaneamente em alguns dias. Outras vezes é necessária uma revisão da fita.
Colpossuspensão de Burch
A cirurgia de colpossuspensão de Burch consiste em fixar o topo da vagina ao ligamento atrás do osso púbico com pontos de suporte. Esse procedimento pode ser realizado por cirurgia aberta ou laparoscópica. Ambas as cirurgias são efetivas. Contudo as vantagens da cirurgia laparoscópica são os menores cortes e menor tempo de internação. Assim como nos Slings, uma sonda vesical é introduzida na bexiga antes do procedimento e normalmente é retirada no dia seguinte.

Os resultados para incontinência são semelhantes aos do Sling. Porém a cirurgia é mais longa, a internação mais demorada assim como o risco é maior de desenvolver prolapso de órgãos pélvicos e disfunções miccionais no pós-operatório. Assim como nos Slings, há risco de retenção urinária.

Agentes Formadores de Volume
São de pouco uso na prática clínica, pois seus resultados são inferiores às técnicas padrão além de não terem eficácia em longo prazo. A idéia é injetar um líquido que depois endurece e forma um material esponjoso para fortalecer a parede da uretra.

Tratamento Individualizado
É importante que o médico urologista apresente as opções de tratamento e discuta com seu paciente. Devem ser levados em consideração idade, condições gerais de saúde, possíveis efeitos adversos/complicações e preferência do paciente. Assim, com tantas opções de tratamento para a incontinência urinária de esforço, as mulheres não devem se constranger por esse problema. Viva plenamente sua vida social e familiar sem se preocupar e se envergonhar com perda de urina. Procure o IUP para avaliação e tratamento da incontinência urinária de esforço.
16 comentários
sikis izle · 14 de dezembro de 2020 às 18:26
Loved seeing the last blog post and yet so bittersweet. Kaela Sterne Wager
casino · 17 de dezembro de 2020 às 06:08
Thank you ever so for you blog article. Thanks Again. Really Great. Chlo Duky Farly
bahis · 17 de dezembro de 2020 às 19:25
Hi! I just wish to give you a huge thumbs up for your great info you have got right here on this post. I will be returning to your blog for more soon. Wilhelmina Eadmund Ash
erotik · 18 de dezembro de 2020 às 05:46
Post writing is also a excitement, if you be familiar with then you can write if not it is difficult to write. Joycelin Chas Caresse
erotik · 18 de dezembro de 2020 às 12:54
But wanna input that you have a very decent website , I love the pattern it actually stands out. Tildie Lee Lucie
bahis · 19 de dezembro de 2020 às 02:34
I am sure this paragraph has touched all the internet viewers, its really really fastidious article on building up new blog. Sherri Vernen Quincy
erotik · 19 de dezembro de 2020 às 06:09
Major thankies for the blog. Much thanks again. Really Cool. Erminia Krishnah Varick
bahis · 19 de dezembro de 2020 às 07:35
Very good article! We will be linking to this great post on our site. Keep up the great writing. Rici Seumas Burr
sikis · 19 de dezembro de 2020 às 10:51
Yes! God created us for relationships, and He has good reasons for that. Loraine Johann Bergmann
download · 20 de dezembro de 2020 às 04:02
When some one searches for his vital thing, therefore he/she wishes to be available that in detail, so that thing is maintained over here. Cherice Ted Kati
yify · 20 de dezembro de 2020 às 07:24
I consider something genuinely interesting about your weblog so I bookmarked . Hedwiga Olivier Shanks
download · 20 de dezembro de 2020 às 11:48
Hello. This article was extremely motivating, especially since I was looking for thoughts on this topic last Monday. Colline Augusto Langer
bluray · 20 de dezembro de 2020 às 13:22
Excellent way of explaining, and fastidious article to obtain data on the topic of my presentation subject, which i am going to present in university. Karlyn Fredrick Zaid
web-dl · 20 de dezembro de 2020 às 18:31
Excellent, what a webpage it is! This blog presents valuable data to us, keep it up. Terri Worth Mauve
web-dl · 20 de dezembro de 2020 às 19:56
Dead indited subject material, Really enjoyed studying. Samantha Brantley Xena
web-dl · 22 de dezembro de 2020 às 09:16
Well yes and no. It depends on without leaking away your previous data. Marlee Christophe Gerta