É normal a mulher perder urina conforme envelhece? Algumas vezes ouço esse questionamento no consultório. Outras vezes me falam quase como uma afirmação. Entretanto, antes de entrarmos no assunto incontinência urinária feminina, aproveitar-me-ei de um texto de Mario Sérgio Cortella, escrito em tempos de pandemia de COVID-19:

Normal, na discussão de Mario Sérgio Cortella:

“Mas o que é esse normal? Será que é normal por que está na norma, ou seja, tem de ser desse modo? É normal por que é o hábito? É normal por que é usual? Por que é frequente? Tudo isso vem à tona neste momento em que nós refletimos sobre a nossa normalidade…

É normal a mulher perder urina

Por isso quando se pensa, e vem se falando bastante no tema, em novo normal, é claro que a ideia de normal é sempre circunstancial… Evidentemente que tal como na medicina, tal como na política, tal como na escola, a noção de normal vai se alterando, porque a referência para aquilo que seja costumeiro ou habitual também sofre alteração.”

Óbito por apendidite já foi a regra

A apendicite também é um velho exemplo do novo normal. Quem leu o livro O Físico, de Noah Gordon, percebeu que o a “doença do lado” era um problema com elevada letalidade na idade média. Contudo, à luz de novos conhecimentos, a apendicite passou a ser doença que os médicos têm grande êxito em tratar.

Incontinência Urinária

Incontinência urinária é a perda involuntária da urina pela uretra. Distúrbio mais frequente no sexo feminino, pode manifestar-se tanto após a menopausa quanto em mulheres mais jovens. Cerca de 30-40% das mulheres com mais de 40 anos apresentam algum grau de incontinência urinária. A idade é um fator de risco importante, estimando-se que a chance de apresentar incontinência urinária após os 70 anos seja de quatro a cinco vezes maior do que na faixa etária de 20 a 40 anos.

Tipos de Incontinência e Sintomas

  • Incontinência de esforço: perda de urina quando a pessoa tosse, ri, faz exercício, movimenta-se, ou seja, quando faz algum esforço.
  • Incontinência de urgência: há vontade súbita de urinar em meio as atividades diárias. Assim há perda de urina antes de chegar ao banheiro.
  • Incontinência mista: associação de perda de esforço e incontinência de urgência.
É normal a mulher perder urina

Voltamos então a nossa pergunta: É normal a mulher perder urina conforme envelhece?

Por fim, vamos ao ponto em que gostaria de chegar: é normal, conforme a idade progride, influenciados pela genética e pelo estilo de vida, acontecer a incontinência urinária na mulher. Contudo, o normal se modifica. Afinal a referência para aquilo que seja costumeiro ou habitual também se altera. Na idade média decerto, era normal apendicite matar. A referência da norma em tempos de pandemia de COVID-19, outrossim, é muito diferente da de alguns meses antes. Enfim, hoje o normal pode ser outro. Temos tratamentos eficazes e amplamente disponíveis para tratar a incontinência: medicações, fisioterapia, cirurgias com ou sem uso de próteses sintéticas e dispositivos altamente tecnológicos como EmSella.

É normal a mulher perder urina

Precisamos, portanto, enxergar a norma, o usual, o frequente de maneira diferente. É normal a mulher perder urina conforme envelhece? Penso que a norma hoje é querer ser feliz. Perder urina te afasta de amigos, família e eventos? Faz-te não segurar seus netos? Envergonha você? Isso não deveria ser a regra. Faça com que suas próximas experiências sejam as melhores possíveis. Se perder urina te incomoda, procure o IUP e seja ouvida, entendida e tratada.

consulta


5 comentários

sikis izle · 19 de dezembro de 2020 às 19:43

Somebody essentially assist to make seriously posts I would state. Avrit Edward Schonfeld

sikis izle · 20 de dezembro de 2020 às 00:57

I was reading through some of your blog posts on this internet site and I think this site is very informative ! Keep on posting . Mimi Standford Tabbatha

bluray · 20 de dezembro de 2020 às 02:34

Valuable info. Lucky me I discovered your site by accident, and I am shocked why this twist of fate did not took place in advance! I bookmarked it. Mariam Jeddy Kaete

ucretsiz · 24 de dezembro de 2020 às 01:17

Greate article. Keep writing such kind of info on your page. Im really impressed by your site. Valina Freddie Berget

Incontinência Urinária de Esforço | Urologista - Dr. Tiago Aguiar · 11 de julho de 2020 às 14:21

[…] também que ela é muitas vezes negligenciada, considerada normal, conforme discutimos no post: É normal e mulher perder urina? Assim, um estudo em uma população de meia idade, mulheres não se queixaram de incontinência […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *