Quais as causas dos cálculos renais? Essa é uma pergunta feita frequentemente no consultório, principalmente pelos pacientes que recorrentemente tem cálculos e cólicas. Em resumo, existem fatores genéticos e fatores relacionados aos nossos hábitos que influenciam a formação das pedras. Por hora, não conseguiremos atuar na genética que nos influencia e, por conseguinte, resta-nos cuidar de nossos hábitos, sobretudo alimentares.

Causas dos Cálculos Renais

Quais os fatores mais comuns que levam a formação das pedras nos rins?

Inegavelmente a ingesta hídrica é senso comum como fator que influencia o aparecimento de cálculos renais. Ela corresponde, assim, por 10-50% da formação de pedras. Decerto o cálcio também é bem famoso. A hipercalciúria, ou seja, o aumento da concentração de cálcio na urina, pode responder, dessa forma, por 28-53% das causas dos cálculos.

Outros fatores importantes, porém, menos conhecidos, são: hiperoxalúria (2-15%), hiperuricosúria (10-40%), hipocitratúria (10%). Ademais, outras causas metabólicas menos impactantes são: acidose tubular renal, hipomagnesiúria, cistinúria e, enfim, cálculos relacionados com infecção. Por último, existem fatores anatômicos, como a obstrução da JUP, o rim em ferradura, os divertículos calicinais e o rim esponjoso medular.

Causas dos Cálculos Renais – ingestão de líquidos

Ingerir líquidos, sobretudo água, é altamente impactante na formação de cálculos. Conforme descrito no texto anterior, o simples fato do urologista orientar seus pacientes a ingerir líquidos, diminuiu de fato a recorrência de cálculos renais de 27% para 12%.

Causas dos Cálculos Renais

Como regra geral deve-se ingerir, em princípio, 2 litros de líquidos por dia. Lembre-se, entretanto, que em meses quentes nós transpiramos mais, assim como quando praticamos atividade física. De tal sorte, nessas situações, devemos ingerir mais líquidos pois perdemos mais na transpiração. Em princípio, metade desses líquidos deve ser água. O restante, por fim, pode ser de outros líquidos como sucos e chás. Apesar de haver pesquisas, a dureza da água é assunto controverso. Água com gás e cítricos, por outro lado, podem oferecer benefícios.

Causas dos Cálculos Renais

Causas dos Cálculos Renais – o cálcio

Antes de mais nada, gostaria de ressaltar: falar sobre a influência do cálcio na formação dos cálculos, não é algo tão simples. O raciocínio não é tão cartesiano, tendo em vista as várias maneiras do nosso organismo regular a concentração do cálcio.

Em primeiro lugar, apenas 30 a 40% do cálcio que nós ingerimos é absorvido. Boa parte é combinada ao oxalato no intestino e é perdida. A absorção ocorre sobretudo no intestino delgado e é estimulada pela vitamina D. A Paratormônio ou PTH, por sua vez, estimula a produção de vitamina D, assim como aumenta a reabsorção de cálcio nos rins e nos ossos. Note que essa reabsorção de cálcio nos rins, diminui o cálcio urinário.

Causas dos Cálculos Renais

Hipercalciúria

A hipercalciúria, ou seja, o aumento de cálcio na urina, pode ocorrer devido a 3 diferentes problemas:

  1. Absortiva (20-40%): há uma elevada absorção de cálcio no intestino, e isso inibe o PTH. Assim, há um aumento da excreção de cálcio na urina. O cálcio no sangue permanece normal. Na hipercalciúria absortiva tipo I, a restrição de cálcio na alimentação (menos de 400mg/dia) não altera a eliminação de cálcio na urina. Na hipercalciúria absortiva tipo II, a diminuição do cálcio na alimentação, diminui a excreção de cálcio na urina.
delgado

Ainda iremos falar sobre as recomendações alimentares para evitar pedras nos rins, mas note que apenas na hipercalciúria absortiva tipo II, há benefício na restrição de cálcio. Por isso, de maneira geral, a restrição de cálcio não é uma medida amplamente utilizada.

  • Renal (5-8%): há uma eliminação exagerada de cálcio, pelos rins, na urina. Assim, esta perda aumenta os níveis de PTH e, portanto, há absorção maior de cálcio no intestino e nos ossos. A vitamina D também eleva seus níveis. Por fim, os níveis de cálcio no sangue ficam normais.
rins
  • Reabsortiva (3-5%): Por certo o hiperparatireoidismo primário é a doença mais comum, ou seja, há o aumento do paratormônio. Por consequência o cálcio no sangue aumenta e, embora em um primeiro momento o PTH diminua a excreção de cálcio na urina, posteriormente o cálcio no sangue fica tão alto, que precisa ser eliminado na urina em grandes quantidades. Por último não podemos nos esquecer de causas raras como neoplasias, sarcoidose, granulomatoses, tireotoxicose, toxicidade por vitamina D e hipercalcemia induzida por corticóides.
paratireóide

Líquidos, Cálcio e o que mais?

Certamente foi bastante informação, e mesmo assim ainda há muito o que se falar para responder à pergunta: Quais as causas dos cálculos renais? Em resumo, vimos a importância da ingesta adequada de líquidos e como o cálcio pode aumentar sua concentração em nossa urina. Por certo, aprendemos que a ingestão de cálcio na alimentação pouco influencia na formação de pedras. Assim, o problema pode estar no intestino, contudo, não necessariamente impactado pela quantidade de cálcio que comemos, nos rins ou nas paratireóides, as glândulas que secretam o PTH. Voltarei ao assunto em textos futuros e por certo falarei sobre mais fatores que influenciam a formação dos cálculos renais.

iup

2 comentários

Luciano Tiseo Carvalho · 6 de agosto de 2020 às 21:37

Boa noite, Dr Tiago Aguiar

Me chamo Luciano Tiseo Carvalho, moro em Sorocaba/SP, desde sempre tive problemas com.cálculos renais, tenho facilidades em expelir, mas no dia 31/07/2020 expelir 7 cálculos e na última era muito grande, medimos e na régua deu 1,4×1,1, as demais bem menores.
Hoje dia 06/08/2020 expeli outra enorme que na régua deu 1,5×1,2, estou assustado e gostaria de saber se a IUP tem um atendimento gratuito para esse tipo de atendimento, pois não tenho condições e nem convênio no momento para um tratamento.

Att.

Luciano Tiseo Carvalho

Como prevenir os cálculos renais? | Urologista - Dr. Tiago Aguiar · 19 de janeiro de 2020 às 16:33

[…] É o que os leitores do blog decerto esperam após os textos: Cálculos Renais – Por que tenho? Causas dos Cálculos Renais e Cálculos Renais não são somente de Cálcio. Se você ainda não leu os posts acima, então […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *